NOSSO BLOG

Vitamina D3: Um Poderoso Hormônio

Olá amigos, tudo bem?

Hoje vou falar com vocês sobre um importante hormônio esteroidal que é erroneamente chamado de vitamina, que é a vitamina D3. A própria definição de vitamina diz que elas são substâncias que não podem ser produzidas pelo nosso corpo, e nós podemos produzir o hormônio D3 através de nossa pele! 

A vitamina D é reconhecidamente atuante no metabolismo do cálcio promovendo um aumento da absorção do cálcio para prevenir doenças como raquitismo na criança, osteomalácia e osteoporose em adultos. Acontece que o papel da vitamina D3 no nosso organismo vai muito além do metabolismo do cálcio. Ela controla cerca de 10% dos nossos genes, ou seja, nós humanos temos 26 mil genes e a vitamina D é responsável pela imunomodulação de cerca de 3 mil genes. Todos nós temos genes defeituosos que são capazes de expressar certas doenças e através de um processo chamado de metilação do DNA, esses genes são inativados, e quando a vitamina D está deficiente ou não atua de forma adequada porque o indivíduo apresenta uma resistência à ação dessa vitamina devido a alteração no receptor da vitamina D esses genes não são inativados e essas doenças se expressam. Então várias doenças acontecem por conta disso. Doenças autoimunes como a esclerose múltipla, a diabetes tipo 1, o vitiligo, artrite reumatoide e psoríase são todas influenciadas por uma deficiência ou uma resistência a vitamina D. Doenças cardiovasculares como a hipertensão arterial sistêmica, o infarto agudo do miocárdio, o acidente vascular cerebral, a depressão, síndrome da fadiga crônica, a osteomalácia (que causa uma dor crônica profunda, como se o osso tivesse doendo devido à saída do cálcio dos ossos, pelo aumento do paratormônio) são ocasionadas pela deficiência da vitamina D.  Muitas vezes o paciente é erroneamente diagnosticado com fibromialgia e passa a tomar analgésicos, anti-inflamatórios, antidepressivos, quando essa dor se resolveria facilmente com a suplementação adequada de vitamina D.

Então todas essas doenças poderiam ser prevenidas e/ou tratadas por uma suplementação adequada de vitamina D. A vitamina D é produzida pelo nosso corpo através da absorção dos raios solares UVB. Acontece que cada vez menos nos expomos ao sol e quando o fazemos, não fazemos de forma adequada porque o horário adequado para a produção de vitamina D é quando os raios estão verticalizados no horário entre 11 horas da manhã e 3 horas da tarde. O sol da manhã, que tem os raios os raios solares inclinados quase horizontalizados, não chega até nós na forma de UVB só chega os raios UVA e os raios UVA são nocivos, eles causam fotoenvelhecimento, manchas, rugas, além de ser os principais responsáveis pelo aparecimento de câncer de pele. Além disso, os nossos protetores solares a grande maioria não possui proteção contra UVA, eles só protegem contra UVB. Ou seja, além de não permitirem a produção de vitamina D eles ainda não protegem contra os raios nocivos que são UVA. O protetor solar deve ter além do FPS que indica proteção contra UVB ele tem que ter a identificação por escrito do PPD que indica a proteção contra UVA. Países como a Austrália recomendam que esse PPD seja no mínimo de 20, já a Organização Mundial da Saúde recomenda que o PPD seja no mínimo 1/3 do FPS. Então, por exemplo, um protetor solar de FPS 60 teria que ter um PPD de 20 ao menos e nos protetores não existe essa identificação. Geralmente ele vem escrito lá no frasco que ele protege de amplo espectro contra raios UVA e UVB, ou seja, nele não está explícito a proteção UVA. Quer dizer que eles não protegem. Um protetor bom, que protege tanto quanto UVA quanto também UVB, mas principalmente contra UVA, são os protetores que tem tinossorb na sua composição. 

A dosagem sérica de vitamina D acima de 20ng/dl, como está na referência dos exames laboratoriais como suficiente, é útil apenas para prevenir o raquitismo, mas não previnem as demais doenças e nem tratam. Existem inúmeros artigos científicos na literatura mostrando a importância da vitamina D na prevenção e no tratamento de todas essas doenças autoimunes, cardiovasculares, na sua influência no tratamento da depressão, TDAH, autismo. Então é necessário que aconteça uma avaliação correta e uma suplementação adequada de vitamina D, pois as doses normalmente prescritas são muito baixas. Doses de 400 a 800 UI realmente não mantêm a vitamina D nos níveis ótimos que devem ficar. A sociedade de pediatria do Canadá, por exemplo, preconiza para adultos uma dosagem diária de dez mil unidades e para criança dois mil unidades diárias de vitamina D. 

Então, amigos, é necessário ter uma avaliação adequada para que você tenha mais saúde pois só com os níveis adequados de Vitamina D você vai prevenir muitas doenças, inclusive infecções, pois ela é responsável pela produção de peptídeos chamados Catelicidinas que têm uma importante ação antimicrobiana tanto contra bactérias, como contra vírus e fungos.

 Então procure seu Médico e avalie corretamente a sua Vitamina D! Ela tem um custo acessível, é vendida em qualquer farmácia, pode ser manipulada a um custo mais barato ainda e é de grande valia para a prevenção de vários tipos de doenças.

Um abraço e até a próxima!

Está gostando do conteúdo? Compartilhe

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on print

Dr. Marcelo Carlos - CREMEC 9907

Trato sua saúde de forma integral através da abordagem da CAUSA de seus problemas oferecendo ao seu corpo condições de auto recuperação através da reposição de elementos deficientes. Há anos uso a Medicina Integrativa como diferencial para ajudar a vida das pessoas. Os tratamentos são realizados a partir da conexão de fatores fisiológicos, hormonais, psicológicos, nutricionais e sociais, garantindo a saúde e bem-estar plenos. O PROTOCOLO COIMBRA consiste no uso de altas doses de vitamina D para o controle de DOENÇAS AUTOIMUNES, como lupus, artrite reumatoide, esclerose múltipla, autismo, psoríase, vitiligo, dermatite atópica, dentre outras. Performance Física e Metabólica Emagrecimento Medicina Ortomolecular.

ATENÇÃO

Para melhor lhe atender, nossa comunicação será, prioritariamente, via Mensagem de Texto por WhatsApp.

Obrigado por nos contactar!

Seus dados foram recebidos com sucesso, em breve um membro da nossa equipe lhe retornará para concluir seu agendamento.

Caso queira um atendimento mais rápido fale conosco através do whatsapp.