Olá, amigos, tudo bem?
Vou falar hoje um pouco com vocês sobre o magnésio. O magnésio é considerado o mestre dos minerais porque sem ele simplesmente não haveria vida. Assim como o ferro está localizado no centro da molécula de hemoglobina, que é responsável pelo transporte de oxigênio no nosso sangue, o magnésio está no centro da molécula de clorofila das plantas, que é responsável pela fotossíntese e a geração desse oxigênio que nós iremos utilizar na respiração.
O magnésio atua como cofator em mais de trezentas reações metabólicas no nosso organismo. O Brasil felizmente não possui vulcões, mas em contrapartida nós não possuímos água magnesiana, que vem da lava do vulcão, e nosso solo é pobre em magnésio. Então, de uma forma geral, todos nós somos carentes de magnésio e isso gera uma série de complicações porque o magnésio, entre várias outras coisas, é um importante relaxante muscular inibindo a endotelina, que é um vasoconstritor, e nessa ação como relaxante muscular ele tanto ajuda a melhorar o sono como ajuda a baixar a pressão arterial. Também é um potente inibidor natural dos canais de cálcio ajudando a prevenir e a tratar a litíase renal, assim como ajuda também no controle da pressão arterial e a prevenir também a calcificação dos vasos, das artérias, que podem causar um infarto agudo miocárdio ou então um acidente vascular encefálico.
O magnésio ajuda a tratar a câimbras. A deficiência de magnésio pode causar câimbras. Ele atua na produção e na liberação de insulina, assim como aumenta a sensibilidade do receptor a insulina, então a sua deficiência pode aumentar a chance de o indivíduo desenvolver uma diabetes e dificulta também o controle da glicemia. O magnésio faz parte também da produção da melatonina, que é o hormônio do sono. Ele também estabiliza a molécula de ATP que é responsável por nossa produção de energia. Então indivíduos carentes de magnésio vão se sentir mais cansados, vão ter uma recuperação mais lenta após uma atividade física, vão ter um reparo deficiente da musculatura, uma construção e aumento de massa muscular deficiente.
Outra coisa importantíssima é que o magnésio é um poderoso antiarrítmico e a deficiência do magnésio causa arritmia. Muitos casos de morte súbita que nós vemos acontece por deficiência de magnésio. Quando um indivíduo carente de magnésio faz uma atividade física intensa ou então tem uma sudorese abundante, como por exemplo após passar um período numa sauna, esse excesso de suor causa uma eliminação de uma quantidade de magnésio, isso pode causar uma arritmia e levar à morte súbita. Então essas são algumas das funções que o magnésio exerce no nosso organismo.
É muito importante que nós tenhamos na nossa alimentação alimentos ricos em magnésio, como, por exemplo, os vegetais verde-escuros dos quais o espinafre é o que contém a maior quantidade de magnésio, mas também as couves, o brócolis, os peixes de água salgada, o chocolate amargo com mais de 80% de cacau também são ricos em magnésio. E a suplementação de magnésio também é recomendada. Existe o magnésio ligados a alguns aminoácidos que podem ajudar em algumas funções específicas no organismo. Por exemplo, o magnésio glicina pode atuar em vários locais, o magnésio dimalato vai ter uma ação preferencialmente cardíaca e na geração de energia; o magnésio treonato tem uma ação que beneficia mais a atividade cerebral.
Então, amigos, converse com o seu médico sobre a importância do magnésio e qual a melhor forma de suplementação que vocês podem fazer.
Um abraço e até a próxima!