NOSSO BLOG

MEDICINA TRADICIONAL CARTESIANA x MEDICINA FUNCIONAL INTEGRATIVA – Você sabe a Diferença?

A Medicina Cartesiana tem como base o tratamento de doenças. É um modelo de medicina que objetiva tratar doenças, amenizar sinais e sintomas ocasionados pelas doenças através do uso de medicamentos alopáticos na sua grande maioria, ou seja, medicamentos patenteados que são vendidos em farmácia.

Já na Medicina Funcional Integrativa, o nosso principal objetivo é prevenir e diminuir o risco de doenças futuras. E o outro principal objetivo é tratar a CAUSA das doenças, não apenas amenizando os sinais e sintomas. Esses dois objetivos, tanto de PREVENÇÃO quanto do tratamento de identificar a causa das doenças, é conseguido, principalmente, através de uma anamnese muito detalhada na qual eu pergunto sobre as queixas do paciente, sobre como está seu Sono, sua Energia, sua Disposição, como é seu Funcionamento Intestinal, como está a sua Memória, sua Concentração, como está sua Libido, como são seus Ciclos Menstruais, se tem alterações de Tensão Pré-Menstrual (TPM), se usa Métodos Anticoncepcionais, como está a sua Ereção, como está o Desejo Sexual, Antecedentes pessoais de Doenças, sua História Familiar de Doenças, seus Hábitos, sobre Atividade Física, então tudo isso é extremamente importante para que nós possamos descobrir o que está causando o sintoma do paciente e também para ajudar a prevenir eventos futuros.

Os Exames Laboratoriais são também importantes, mas não tão importantes quanto a anamnese detalhada. Nós analisamos os exames de uma forma um pouco diferente da Medicina Cartesiana, porque os valores de referência são apenas dados estatísticos populacionais, eles não têm nada a ver com você como indivíduo. Para todos os exames, nós vamos procurar buscar um valor otimizado tanto dos marcadores bioquímicos quanto dos marcadores hormonais. Aquele valor de referência muitas vezes não tem valor na minha análise dos exames laboratoriais. Porque para amenizar o risco de doenças futuras, de doenças crônico-degenerativas como Parkinson, Alzheimer, Câncer, infarto, AVC, Doenças Autoimunes é necessário que seja detectado alterações subclínicas, ou seja, detectar alterações bioquímicas antes que essas estejam lesionando as células, lesionando os tecidos, os órgãos e ocasionando sintomas. Porque muitas vezes uma pessoa está extremamente inflamada e não sente nada. E a primeira manifestação que essa pessoa terá já será uma morte súbita, não tendo a oportunidade de se tratar. Então, a detecção dessas alterações subclínicas antes que ela ocasione alguma doença, algum sintoma é extremamente importante para prevenir a ocorrência de eventos futuros.

E na MEDICINA INTEGRATIVA nós procuramos ver o organismo como um todo. Ao contrário da Medicina cartesiana que cada especialidade cuida de determinada parte, ou seja, o Neurologista só vai cuidar de assuntos referentes ao cérebro, o Gastroenterologista de assuntos do trato gastrointestinal, o Cardiologista do coração, Dermatologista da pele, na Medicina Integrativa nós procuramos ver o organismo como um todo.

Muitas vezes o paciente tem um problema de pele, mas a causa do problema de pele dele é uma má absorção intestinal; a causa do problema de pele pode ser uma disfunção na adrenal. Muitas vezes o paciente tem uma queda de unhas, uma queda de cabelo e vai pro Dermatologista e o problema dele é na tireoide; o problema pode ser um excesso de produção hormonal, um excesso de conversão da testosterona em dihidrotestosterona (DHT), ou um excesso de androgênios, como o excesso de Dhea. Então é necessário que o corpo seja avaliado como um todo.

Não estou aqui dizendo que a medicina cartesiana é desnecessária, muito pelo contrário. Sempre existirão doenças que necessitarão de tratamento e que necessitarão ser tratadas por um médico que entenda de doenças. Eu, particularmente, nos últimos cinco anos fiz a minha escolha de procurar tratar a saúde, de buscar a saúde, de prevenir as doenças. Mas também sempre encaminho pacientes para médicos cartesianos. Quando se tem uma doença específica que necessita de um conhecimento específico sobre ela, nós encaminhamos para o médico da medicina cartesiana, pro Neurologista, pro Endocrinologista, pro Reumatologista, para então, tratar essas doenças. Mas quando o objetivo é a busca pela saúde, a prevenção de doenças, uma homeostase do metabolismo bioquímico e hormonal, a pessoa deve procurar um Médico da Medicina Funcional Integrativa.

Muitas vezes a pessoa apresenta alguns sintomas, como por exemplo, falta de energia, baixa libido, não consegue perder peso; faz os seus exames e leva para o médico da medicina cartesiana e está tudo normal, ou seja, aquela pessoa não apresenta doença, então muitas vezes o médico não sabe o que fazer com a pessoa que não está doente, mas apesar disso, essa pessoa precisa de um tratamento porque ela está desequilibrada. Então na medicina integrativa nós iremos buscar esse equilíbrio através dos valores otimizados das funções metabólicas e hormonais, porque nós temos como ajudar esse tipo de paciente que aos olhos da medicina tradicional não apresenta doença, mas é uma pessoa que necessita de ajuda por estar com muitos sintomas, é uma pessoa que está inflamada cronicamente e, se ela não se cuidar, daqui há pouco tempo, não sabemos quando, ela irá apresentar lesões celulares e teciduais que caracterizarão uma doença que irá se apresentar nos seus exames, então é necessário que haja a prevenção e o tratamento precoce para se evitar o agravamento desses casos. Esperamos ter ajudado vocês com esta informação, até a próxima!

Está gostando do conteúdo? Compartilhe

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on print

Dr. Marcelo Carlos - CREMEC 9907

Trato sua saúde de forma integral através da abordagem da CAUSA de seus problemas oferecendo ao seu corpo condições de auto recuperação através da reposição de elementos deficientes. Há anos uso a Medicina Integrativa como diferencial para ajudar a vida das pessoas. Os tratamentos são realizados a partir da conexão de fatores fisiológicos, hormonais, psicológicos, nutricionais e sociais, garantindo a saúde e bem-estar plenos. O PROTOCOLO COIMBRA consiste no uso de altas doses de vitamina D para o controle de DOENÇAS AUTOIMUNES, como lupus, artrite reumatoide, esclerose múltipla, autismo, psoríase, vitiligo, dermatite atópica, dentre outras. Performance Física e Metabólica Emagrecimento Medicina Ortomolecular.

ATENÇÃO

Para melhor lhe atender, nossa comunicação será, prioritariamente, via Mensagem de Texto por WhatsApp.

Obrigado por nos contactar!

Seus dados foram recebidos com sucesso, em breve um membro da nossa equipe lhe retornará para concluir seu agendamento.

Caso queira um atendimento mais rápido fale conosco através do whatsapp.